10 de nov. de 2012

A cor da cultura - A educação e valorizaçao da cultura afro brasileira

    O Dia da Consciência Negra propõem a discussão de temas pela comunidade afro-descendente como a inserção do negro no mercado de trabalho, as cotas universitárias, se há discriminação por segmentos do Estado, a identificação das etnias, a moda e a beleza negra, entre outros.
   A data ganha importância à medida que constatamos que mais da metade da população brasileira é constituída por negros (cerca de 10%) e "pardos" — mestiços de negros com europeus ou índios — chegam a um número próximo da metade da população.
    E como este grupo é representado nas mídias atuais. Cada vez mais o negro aparece como figura de destaque dentro da televisão, do cinema e nos videogames. Isso mesmo, os videogames também garantem a inserção do negro na sociedade contemporânea, basta dar uma olhadinha em alguns jogos e conferir a presença dos afro-descendentes, sejam como protagonistas ou coadjuvantes, reforçando estereótipos ou criando personagens extremamente carismáticos.
  
 Exemplos da cultura afro descendente nos videogames:

 Mulher, negra e muito poderosa.

Pode até parecer brincadeira, mas é a mais pura verdade, a primeira mulher negra a despontar como protagonista de um jogo de videogame só foi aparecer em meados de 2003.

Jade, a gata com faro de noticias ajudou a transformar Beyond Good & Evil em um dos melhores jogos do ano (mesmo que poucos o tenham experimentado). Quem teve a oportunidade de dar uma olhada neste título pode conferir as aventuras de Jade no bizarro planeta de Hillys, no qual humanos, animais antropomórficos, alienígenas e robôs co-existem em relativa paz.
 http://www.baixakijogos.com.br/noticias-img/20081120/bge-jade.jpeg

Não importa s
e você é negro ou branco


Controvérsias a parte, Michael Jackson, o Rei do Pop, construiu uma carreira de sucesso em praticamente todas as mídias em que se envolveu. Além da extensa galeria de discos de ouro, o astro também coleciona participações em filmes e videogames.

É verdade que o jogo não é lá nenhum primor, mas Moonwalker da SEGA aproveitou para capitalizar em cima do filme homônimo e do disco Bad, que fora lançado no mesmo período e mesmo com todas as limitações técnicas o jogo ainda apresentou alguns pontos interessantes (derrotar inimigos com passos de dança) além, é claro, da trilha sonora composta por grandes hits do Rei do Pop.
Michael, Michael, eles não ligam pra gente!  
                                  Reviver, reconstruir e renovar

A cidade de New Radius enfrenta um sério problema, a proliferação dos grafiteiros. Quase todos os lugares da cidade estão grafitados, exceto pelo quartel general da força totalitária, a Vandal Squad. Coltrane Crowley, vulgo Trane, é um grafiteiro e um revolucionário. O maior grafiteiro de New Radius embarca em uma busca por vingança, em uma luta que vai abalar os pilares da cidade controlada pelo prefeito com tendências totalitárias, Sung.

Os atos desse rebelde não se restringem a grafites normais, mas grafites que vão desde desenhos e mensagens revolucionárias pintadas na lateral de um trem em movimento, até o de quebrar letreiros luminosos para formar seu nome de sua gangue.

O chamado de despertar da sociedade é envolto no melhor da cultura black estadunidense com referencias ao mundo hip-hop e a toda a cena neo-expressionista dos grafiteiros.
Pixador não, grafiteiro.Fonte:baixaki jogos                                                                                                                  

Um comentário: