10 de nov. de 2012

O negro na atualidade


A exclusão social faz com que os negros continuem lutando para integrar-se na sociedade.
Várias organizações são criadas visando estudar e lutar contra o preconceito e a discriminação racial. A realidade e pesquisas têm mostrado que estes continuam a existir , apesar dos avanços individuais de negros que nesta década conseguiram firmar-se como profissionais liberais. A maioria da população negra continua pobre e o trabalhador negro ainda continua recebendo menos que o branco quando executa um trabalho igual, conforme quadro ao lado.
Já em Sergipe, dentro da comemoração dos 300 anos da morte de Zumbi, foi reestruturado o Fórum de Entidades Negras, que é um espaço de articulação, reflexão e multiplicação das ações dos movimentos sociais negros em Sergipe, congregando cerca de dez diferentes entidades...
Ainda temos a Casa de Cultura Afro-Sergipana voltada para defesa, divulgação da questão do negro e combate a discriminação, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, com sede na UFS, constituído por pessoas da comunidade universitária e a sociedade em geral, comprometidas com a questão do negro na sociedade brasileira.
Torna-se necessário o aprimoramento das políticas relacionadas a melhoria e valorização das condições de trabalho e especialmente dos negros, que continuam sendo as vítimas preferidas dos diversificados preconceitos. E a luta continua.... 

Fonte:AFRO ETEC

5 comentários:

  1. ZUMBIM JA MORREU !!!!!!!!! MUITA GENTE SE ESQUECE DISSOOOOOO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, no passado so era tristeza mas agr ta tranquilo ta faforavel

    ResponderExcluir
  3. Fds Anônimo lixo, ainda escravizo...

    ResponderExcluir
  4. "A maioria da população negra continua pobre", mas a maioria dos brasileiros, brancos e negros, são pobres. E o zumbi, ícone da " luta contra o racismo, contra a discriminação racial e contra a escravidão", tinha escravos negros - irônico.

    ResponderExcluir