10 de nov. de 2012

Zumbi

O dia 20 de novembro foi decretado como o dia oficial da consciência negra, uma data dedicada à reflexão sobre a inserção dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Mas porque dia 20 de novembro? Simples, a data foi escolhida por conta de um homem, um revolucionário, um guerreiro da liberdade.

O dia coincide com a morte de Zumbi dos Palmares — morto em 1695 pelo bandeirante, Domingos Jorge Velho — um dos maiores líderes e sobrinho de Ganga-Zumba, fundador do Quilombo de Palmares.

Nascido em Palmares no ano de 1655, Zumbi ou Zambi (nome oriundo da palavra africana quimbundo, nzambi, que, a grosso modo, pode significar “duende”) era um homem livre. Entretanto foi capturado quando tinha aproximadamente seis anos e entregue aos cuidados de um missionário português que o batizou de 'Francisco'.

Zumbi recebeu os sacramentos da igreja, aprendeu português e latim, ajudando inclusive nas celebrações diárias da missa. Mas quem nasce em liberdade não se conforma com o cárcere e apesar das tentativas de “aculturá-lo”, Zumbi escapou em 1670 e, já com quinze anos, retornou a sua terra natal.

Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi (alguns historiadores comprovaram que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra é uma data que evoca a lembrança da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro, nos idos de1594.

Nenhum comentário:

Postar um comentário